Nossa cidade tem a sorte de contar com várias publicações impressas. Entre essas publicações, dentro do contexto de leitura que me interessa, são três os destaques. Sem dúvida nenhuma a mais velha de todas, a Gazeta, comemora em 2009 seu centenário. Chega aos 100 anos esvaziada e com um novo layout que deixa a desejar. Conta com um caderno de variedades que de variedade não tem nada. Só traz notícias sociais com festinhas aqui e fotinhas ali. A única coisa, na minha opinião, que ainda mantém um certo valor no quesito cultura é a coluna do Prof. Rodolpho Del Guerra. Ao que parece, foi por falta de interesse ou por economia que Gazeta deixa de lado um aspecto muito importante que é ter um quadro de colunistas que poderiam engrandecer o Jornal. Coluna de fofoca não dá!
Já o concorrente direto da Gazeta, o Jornal Democrata, nos quesitos variedade e cultura bate de 1000 a zero nela. O Democrata permite uma variedade grande de opiniões e textos. Conta com um time de colunistas que engrandece o Jornal. São médicos, "cozinheiros", professores, poetas entre outros que fazem do Democrata um bom jornal.
Há também o Da Silva, um tablóide que se notabilizou pelo estilo despojado, mas é ao mesmo tempo sério e traz, dentro de suas limitações de espaço, alguns textos que marcam também um lado positivo no aspecto cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário